Os Baloiços mais Diferentes a Visitar

Vamos baloiçar e contemplar paisagens magníficas? As paisagens deslumbrantes que o nosso país oferece são as razões pelas quais os baloiços são dos destinos mais favoritos. Estas atrações com os famosos balanços, que nos permitem contemplar todo esse esplendor, estão, claro, no topo da lista de motivos para visitar determinado local. Desafiámo-lo a andar nestes baloiços diferentes e explorar todos os caminhos que dão até estes, e que continuam a crescer por todo o território.

Fomos procurar baloiços que realmente valham a pena visitar pela sua diferença e que possam proporcionar uma experiência diferente.

São dos miradouros mais procurados do país, com cenários fantásticos, onde não faltam motivos para sair de casa e ir explorar.

Hoje, os baloiços são uma atracção pelas mais belas vistas sobre os pontos altos do Centro de Portugal.

E apesar de todos merecerem a sua visita, estes, primam pelo seu aspeto criativo e inovador.

Vamos embarcar nesta mania dos baloiços panorâmicos e viajar?

Baloiço Montanelas (Santarém)

O Baloiço de Montanelas fica em Rio Maior, é uma mota, ideal para quem gosta de grandes velocidades...ou melhor, de baloiçar.

Esta mota é uma velha scooter Peugeot 103 que conquistou os habitantes de Casais Monizes.

Casais Monizes é uma pequena vila da freguesia de Alcobertas, concelho de Rio Maior, localizada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Aqui o mote é, balançar de moto e apreciar a vista! A mota foi cedida pelo Clube Motard Montanelas e por isso o baloiço recebeu o nome de Baloiço Montanelas.

Visite esta mota, aliás baloiço, e aprecie a paisagem da Serra dos Candeeiros, até à Serra de Montejunto.

No mapa

Baloiço do Cavaleiro (Castro Daire)

O Baloiço do Cavaleiro é um dos baloiços que surgiu mais recentemente, e é especial, porque lembra os tradicionais cavalos de balanço onde as crianças e nós quando o eramos, partem em aventuras sem sair do mesmo sítio.

Inspirado na lenda de um cavaleiro, este cavalo de baloiço de madeira é o local ideal para admirar a paisagem e o pôr-do-sol na aldeia de Lamelas, em Castro Daire.

A lenda, é do local onde foi se encontra, Penedo do Cavaleiro, em Pombeira, na freguesia de Lamelas, concelho de Castro Daire, e conta a história de um cavaleiro lusitano que se apaixonou por uma bela moura, com quem fugiu, acabando por ser perseguido por uma legião de mouros.

Para se defender, entre vales e montanhas, procurou um local escarpado com vista estratégica, onde recolheu pedregulhos para atirar contra os mouros.

Cansado, acabou por adormecer nos braços da sua amada. Os mouros passaram sem os ver e os penedos ali permaneceram até aos dias de hoje.

Neste pequeno lugar, Pombeira, poderá conhecer também antigos moinhos e uma cascata.

Se for de carro, só terá que subir 100 metros a pé, e pode ainda aproveitar para fazer o [Trilho da Pombeira](https://www.cm-castrodaire.pt/images/stories/downloads/trilhodapombeira.pdf), que conta com uma extensão de 10,3 km, onde se encontra também o baloiço.

Este baloiço foi construído pelo Grupo Amigos da Pombeira, em colaboração com a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Lamelas (ACDR Lamelas).

No mapa

Baloiço de São Pedro (Amares)

O Baloiço de São Pedro fica no Monte de São Pedro Fins, onde pode usufruir de uma vista sobre os vales dos rios Homem e Cávado e Vila de Amares.

No topo do miradouro encontra-se a Ermida de S. Pedro, uma pista de parapente e, em dias abertos consegue avistar-se o mar.

Este baloiço foi instalado em maio de 2021, após uma limpeza do executivo cairense que instalou este baloiço neste miradouro que se enquadra nas serras rochosas de Caires e Caldelas.

No mapa

Baloiço do Urjal (Amares)

O Baloiço do Urjal foi instalado pela União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas. Trata-se de uma baloiço panorâmico.

É possível ter uma perspetiva de todo o Vale do Homem, conviver com os garranos que passeiam por estes lugares, e perceber a presença de lobos.

O Urjal, aldeia típica e pitoresca de Seramil, no concelho de Amares, é um local fantástico plantado nas encostas da serra de Santa Isabel e Monte da Abadia e onde havia uma tradição natalícia com cada vez mais adeptos, um evento que foi um festa: a Urjalândia.

Apesar de recente, desde 2017, este encontro de Natal na vila do Urjal atraiu visitantes e criou uma enorme atracção turística — mas em 2020, não aconteceu.

O evento foi cancelado, mas a organização por trás dele não desistiu e fez este baloiço panorâmico.

Conforme explica Urjalândia na sua página do Facebook.

No mapa

Baloiço de Penalobo (Sabugal)

O Baloiço de Penalobo é um resultado muito feliz. Este é, sem dúvida, um local a visitar para quem gosta de natureza.

Uma obra de criatividade que combinou um lago, uma paisagem com horizontes longos entre montanhas e um baloiço para apreciar a vista.

Trata-se do lobo que deu o nome à aldeia, Pena Lobo, no concelho do Sabugal.

Está suspenso numa armação de metal, na cabeça do lobo, e a vista abrange toda a aldeia e estende-se por uma vastidão de montanhas.

E no meio da aldeia, vê-se o baloiço e a estrutura metálica, mas estamos longe de imaginar o total do cenário natural, com o lago de água escondido no colo das montanhas.

Um lugar de eleição a visitar.

No mapa

Baloiço Musical da Bendada (Sabugal)

O Baloiço Musical da Bendada fica na vila da Bendada, vila reconhecida pela sua dedicação à música.

Em 2020, a sua banda banda filarmónica celebrou 150 anos, e foi, como celebração, que este característico baloiço panorâmico em forma de notas musicais foi criado pela Junta de Freguesia de Bendada.

A aldeia da Bendada, situada no concelho do Sabugal, dá-nos este baloiço situado na zona da Eirinha, no alto da aldeia e com vista panorâmica sobre ela e toda a região, em forma de notas musicais.

Este baloiço dá ao visitante a possibilidade de desfrutar de uma bela vista sobre a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha.

No mapa

Baloiço "Que as há... há." (Montalegre)

O Baloiço "Que as há... há." fica em Montalegre, situado perto da Sepultura antropomórfica, e perto da Igreja de São Miguel.

Mais especificamente em Vilar de Perdizes uma antiga freguesia do concelho de Montalegre, que foi extinta em 2013, estando agora integrada na União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide . Tem a designação alternativa de São Miguel.

Um baloiço diferente e criativo, que está ligado às reuniões anuais que aí se realizam, sob o tema da medicina popular.

No mapa

Baloiço da Ciradelha ou Baloiço Panorâmico da Chouriça (Vinhais)

O Baloiço da Ciradelha ou Baloiço Panorâmico da Chouriça é um baloiço localizado no Miradouro da Ciradelha em Vinhais.

Vinhais situa-se a uma altitude elevada o que permite usufruir de uma deslumbrante paisagem natural distribuída por vários miradouros.

O Alto da Ciradelha é um local com uma beleza ímpar e que tem esta atracção adicional e diferente. Um baloiço em forma de Chouriça alusivo ao que caracteriza a região, o fumeiro.

Este baloiço é portanto uma forma divertida de apreciar a paisagem.

No mapa

Vamos baloiçar diferente?

Conhecer estes baloiços são certezas de uma excelente atividade para fazer em família. E estes são apenas alguns dos baloiços mais bonitos que existem de norte a sul do nosso lindo país.

Existem muitos mais, no meio de piscinas naturais, ou em parques pelas cidades, que certamente fazem a alegria de muita gente.

Por isso, divirta-se e desejamos-lhe bons passeios e bons baloiços.

Artigos Relacionados