Passadiços do Mondego na Guarda! Porque conhecer, e o que visitar por perto!

Se é fã de natureza e turismo, não pode deixar de ler este artigo sobre os Passadiços do Mondego, na região da Guarda, e as atrações turísticas que ficam a menos de dez quilómetros de distância. Vai ser uma fantástica leitura!

A Guarda é a cidade mais alta do país, para além de ser um dos distritos mais conhecidos do país.

E por isso mesmo, tem muitos locais interessantes para visitar, como a Sé-Catedral e o Castelo da Guarda.

E claro, os Passadiços do Mondego, que estão inseridos num território reconhecido pela UNESCO, o Geopark Estrela.

Estes passadiços acabam por ser uma ótima oportunidade para conhecer a zona da Guarda.

E agora, sem mais demora, vamos analisar cada uma das atrações próximas dos Passadiços do Mondego, mais concretamente, a menos de 10 quilómetros de distância, e às quais sugerimos a sua visita.

Passadiços do Orvalho (Oleiros)

Começamos pela estrela deste artigo, os Passadiços do Mondego, que começam junto à barragem do Caldeirão, estendendo-se depois pelo vale do Mondego, nos territórios das localidades de Trinta, Vila Soeiro e terminando já na montanha, em Videmonte.

O trajeto dos Passadiços do Mondego desenvolve-se ao longo do Rio Mondego e de dois afluentes, o Ribeiro do Barrocal e o Rio Caldeirão, abrangendo cerca de 11,5 quilómetros, sendo 6,7 quilómetros em cima de passadiços de madeira (num total de sete) uns planos, outros em escadarias.

No mapa

Praia Fluvial de Campelo (Figueiró dos Vinhos)

Agora vamos para a atração mais próxima, que é a Praia Fluvial Quinta da Taberna, situada a cerca de 4 quilómetros de distância dos Passadiços do Mondego, no Concelho da Guarda.

Esta praia fluvial surgiu a partir de um declive e do alargamento do vale, permitindo a construção no rio Mondego de um açude de águas frias e transparentes, onde poderá mergulhar e desfrutar.

Nas margens do rio, desenvolvem-se densas fileiras de amieiros, que servem de refúgio a uma enorme densidade e diversidade de fauna, típicas dos meios florestais.

No mapa

Praia Fluvial Barragem do Caldeirão (Guarda)

A seguir, temos a Praia Fluvial Barragem do Caldeirão, situada a cerca de 4 quilómetros de distância dos Passadiços do Mondego, no Concelho da Guarda.

Esta praia fluvial tem fácil acesso e um café, situando-se numa das margens da barragem.

É o local ideal para passar o dia e descontrair.

No mapa

Baloiço da Rapa (Celorico da Beira)

Por fim, sugerimos um baloiço, o Baloiço da Rapa, situado a menos de 8 quilómetros de distância dos Passadiços do Mondego, no Concelho de Celorico da Beira.

O Baloiço da Rapa é um baloiço panorâmico erguido num alto rochoso no topo da Serra da Lomba, um local deslumbrante e com uma paisagem única, do lado nascente com vista para a Serra da Estrela e do lado poente com vista para o vale do Mondego.

É o local perfeito para contemplar a natureza e desfrutar de uma vista deslumbrante.

No mapa

Vamos passear pelos Passadiços do Mondego e arredores na Guarda?

Em resumo, os Passadiços do Mondego, na região da Guarda, são uma atração turística incontornável.

E claro, as atrações mais próximas, até 10 quilómetros, como as praias fluviais, o baloiço panorâmico, entre outros que referimos, são uma excelente opção para complementar a sua visita.

Não perca esta oportunidade de conhecer esta zona incrível do nosso país e desfrutar das maravilhas da natureza.

Artigos Relacionados